top of page
  • 100Vazamento

Como detectar vazamento de água?

Vamos explicar como se prevenir para não levar um susto com o alto custo na conta de água.


Fique sempre de olho no relógio de entrada de água da companhia de abastecimento da sua cidade. Crie o habito de anotar o consumo diário ou semanal do relógio, no mesmo horário e dia da semana, para entender e garantir que o consumo de água fique sempre dentro da média do imóvel.


Se você passa o dia inteiro fora, sem utilizar a água na sua residência ou comércio, verifique se o relógio está em movimento. Se estiver girando, mesmo que devagar, você tem um vazamento na unidade, uma vez que a caixa d'água deveria estar cheia.


Podem ocorrer vazamentos no primeiro setor e no segundo setor.


O primeiro setor é considerado o ramal do relógio da companhia de abastecimento até a caixa d'água. Já o segundo setor é a ramificação do abastecimento da caixa d'água até os pontos de consumo.


Faça um teste caseiro para identificar se há vazamento no primeiro setor. Vá em algum ponto de água que é abastecido diretamente pelo relógio, a torneira do tanque por exemplo, e realize o teste de sucção: encha um copo de água - feche o registro de entrada do relógio - e coloque o copo cheio de água embaixo da torneira. Se ao abrir a torneira a água for sugada existe um vazamento no primeiro setor.

Para testes no segundo setor, você deve identificar se ha infiltrações na caixa d'água, manchas nas paredes onde passam encanamentos para os pontos de consumo, vazamento em vasos sanitários, gotejamento em torneiras e duchas, entre outros.


Atualmente, exitem métodos que usam geofone eletrônico, medidor de umidade e câmera térmica, instrumentos que são capazes de encontrar vazamentos mesmo aparentemente ocultos.


Ficou interessado(a)? Solicite uma orçamento para a empresa 100Vazamento.



359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page